September 21st, 2014

Milton Neves anuncia chegada da Rádio Terceiro Tempo, mas reclama da Justiça

Após dez anos de disputas judiciais para obter a concessão de uma rádio no litoral paulista, o jornalista Milton Neves anuncia que o Superior Tribunal Federal (STF) não aceitou a reclamação da empresa impugnada no processo de licitação, e , com isso, a Rádio Terceiro Tempo FM do Guarujá nascerá em breve. O apresentador, entretanto, reclama do tempo que espera para colocar a sua emissora no ar. “Faz dez anos que ganhei essa disputa e ainda não pude colocar a minha rádio para funcionar. Isso porque ainda vou ter que pagar cerca de R$ 3 milhões ao governo”.

Neves também lamenta que este período, em que está envolvido com a Justiça para lançar sua própria marca no dial, poderia servir para a compra de equipamentos, contratação de jornalistas e movimentação da economia do litoral norte de São Paulo. O jornalista, que é funcionário da TV e Rádio Bandeirantes, afirma que a demora judicial em resolver a questão da concessão o desanima a estipular um prazo para a estreia da Terceiro Tempo FM. “Faço tudo direito e mesmo assim teve essa enrolação. Agora vai ter que passar pelo Congresso. Acho que a rádio só sai ano que vem”.

Críticas ao governo
O apresentador da Band não poupou críticas ao governo, pelo fato da Terceiro Tempo FM ainda não estar no ar. Ele relembra a matéria publicada na Folha de S. Paulo no dia 27 de março, que denunciou mais de 300 concessões de rádio sendo solicitadas por ‘laranjas’ de políticos. Neves não aceita a decisão do Ministério das Comunicações que, após a publicação do jornal, decidiu não aprovar mais nenhuma concessão. “Não dá para entender, a Folha denuncia e eles suspendem tudo, ao invés de ir atrás das que são mantidas por políticos. Quem fez tudo certo, que nem eu, é que se ferra”.

A mágoa com o ex-ministro das Comunicações Helio Costa também foi exposta pelo jornalista. Neves diz ter conversado com o então titular da pasta em 2010, e que o político prometeu solucionar todas as pendências que impediam a estreia da Terceiro Tempo FM, mas que nada foi resolvido.    “Encontramo-nos durante o ano passado e expliquei toda a história e o imbróglio envolvendo a concessão da minha rádio. Ele disse ‘pode deixar, em uma semana revolverei tudo isso’. No fim das contas, a situação continuou do jeito que estava: emperrada”.

Eliminada não aceita decisão
No processo de concorrência para definir a empresa que iria operar uma emissora de FM no Guarujá, realizado em 2001, a empresa Rádio e TV Schappo Ltda foi a vencedora, e a empresa controlada por Milton Neves, Milton Neves Publicidade Sociedade Civil Ltda, ficou na segunda colocação. No mesmo ano da disputa dessa licitação, a Cable-Link Operadoras de Sinais de TV a Cabo Ltda disputou, com a Shappo, a concessão de uma emissora televisiva em Taubaté, interior de São Paulo.

Derrotada, a Cable acionou a Justiça, solicitando a exclusão da Shappo na briga pelo canal na cidade paulista. Em 2007, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) acatou a reclamação da empresa derrotada na licitação e constatou “inidoneidade financeira” na vencedora, que foi excluída do “certame” de Taubaté e também da concorrência no Guarujá. Como não aceitou a decisão do STJ, a Shappo recorreu do processo das duas licitações, levando o caso para o Superior Tribunal Federal (STF). Relator do processo no órgão, o ministro Gilmar Mendes negou, na última segunda-feira (12), o recurso da Shappo.

TV Milton Neves
Com a disputa judicial resolvida, dando o aval da concessão para sua empresa, Neves ainda não sabe em qual frequência a Rádio Terceiro Tempo FM irá operar no Guarujá. Mesmo sem informar o espaço no dial que será mantido pela emissora, o jornalista afirma que a programação será formada por jornalismo, esporte e música. O apresentador também quer ter lugar na televisão. “TV é mais fácil, não vou ficar esperando 10 anos. Semana que vem já faço proposta para a família Marinho e vou comprar a Rede Globo”, conta, aos risos.

por Anderson Scardoelli

E aí, Curti a Notícia?

Miss Fraça diz que a atual Miss Universo foi beneficiada no concurso

Gustavo Kuerten participa da novela ‘A vida da gente’

Deixe seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Current ye@r *